Anavitória | Grupo Tom Brasil
thumbnail
Anavitória
Única apresentação
29/09/2018 | 22h

ANAVITÓRIA está de volta ao Tom Brasil no dia 29 de setembro de 2018 para a estreia em São Paulo da turnê “O Tempo é Agora, que marca o lançamento do seu novo álbum.

O Tempo é Agora
por Marcus Preto

Na mitologia da música pop, o lançamento do segundo álbum é considerado o passo mais delicado na carreira de um artista. Nesse momento, ele precisa afirmar sua personalidade sem repetir a alquimia que já deu certo antes. Tem que conseguir se transformar, mas não pode perder a própria essência. Ser diferente do que era, mas continuar sendo profundamente ele mesmo.

Nesses dois anos de estrada, a partir do contato com vários artistas e bandas de diferentes procedências em festivais no Brasil e na Europa, surgiu nas meninas o desejo de amadurecer o show para algo mais pop, catártico e pulsante. Sabendo que o repertório do álbum de estreia era delicado demais para alcançar esse efeito, traçaram imediatamente a missão que o futuro trabalho teria de cumprir. Junto com Felipe Simas, empresário e mentor artístico da dupla, traçaram as referências estéticas: seguiriam a cartilha do pop produzido entre o final dos anos 1980 e o começo dos 1990. Assim nasceu O Tempo é Agora, álbum produzido por Moogie Canazio e Tiago Iorc e gravado no East West Recording Studios, em Hollywood, na California. Ana assina sozinha quase metade do repertório do novo álbum. As outras canções também são dela, divididas com diferentes parceiros (Mike Tulio, Tiago Iorc e Vitória Falcão).

Além do álbum de estreia (Anavitória – 2016), a história construída pela dupla em pouco mais de dois anos inclui ainda alguns singles e EPs produzidos por nomes de universos distintos da música como Dudu Borges (ligado ao sertanejo), Kassin (indie-rock), Henrique Portugal (pop-rock), Max de Castro (MPB) e Radamés Venâncio e Paul Ralphes (axé). Esses trabalhos todos serviram para que as meninas ganhassem vivência de estúdio e pudessem se envolver efetivamente na criação estética do novo álbum.

E é inacreditável que tenham conseguido tantos feitos em tão pouco tempo. Os dados atualizados impressionam. O álbum de estreia logo se tornou Disco de Platina e deu a elas duas indicações ao Grammy Latino em 2017 (Melhor Disco Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e Melhor Canção em Língua Portuguesa). Venceram o de Melhor Canção. A canção Fica é Single de Platina no Brasil e Trevo (Tu), em Portugal.

Mais do que tudo isso, as meninas abriram campo para uma nova cena de pop no país. Muitos artistas encontraram em Anavitória um espelho para ver o próprio rosto, um mapa para seguir com os próprios pés.

As meninas Ana e Vitória cresceram para além da dupla, mas nunca foram tão profundamente elas mesmas.

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos - Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.